Publicidade

Correio Braziliense

Irã fabrica uma nova geração de centrífugas


postado em 09/04/2010 13:32

O Irã fabricou e testou centrífugas de terceira geração, capazes de multiplicar por seis a produção de urânio enriquecido na usina de Natanz, anunciou nesta sexta-feira (9/4) Ali Akbar Salehi, diretor da Agência Iraniana de Energia Atômica (AIEA).

"Nossos cientistas foram capazes de fabricar centrífugas de terceira geração testadas com sucesso e que terão capacidade de enriquecimento seis vezes superior" às utilizadas atualmente no Irã, disse Salehi. "Essas centrífugas nos permitirão aumentar nossa capacidade de separação do urânio e, ao mesmo tempo, produzir mais urânio enriquecido em menos tempo", disse Salehi em cerimônia dedicada ao "Dia da Energia Nuclear" durante a qual o presidente Mahmud Ahmadinejad deve pronunciar um discurso. Atualmente, o Irã dispõe na usina de Natanz, centro do país, de 8.600 centrífugas que lhe permitiram produzir duas toneladas de urânio enriquecido a 3,5%, segundo estimativas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade