Agência France-Presse
postado em 09/04/2010 15:33
O Vaticano se prepara para publicar em seu site as "diretrizes" para a luta contra a pedofilia no seio da Igreja Católica, indicou a agência italiana Ansa, citando fontes do Vaticano.A publicação desses princípios no portal () está prevista "para um futuro muito próximo", podendo estar disponível "provavelmente na segunda".
[SAIBAMAIS]A administração dos casos de padres pedófilos no seio da Igreja Católica se baseia no direito canônico em geral e num "motu proprio" de 2001.
Naquele ano, João Paulo II publicou um decreto sobre "os crimes graves" a partir de um documento da Congregação para a Doutrina da Fé, então presidida pelo cardeal Joseph Ratzinger.
O Vaticano pedia aos bispos que informassem sobre casos de sacerdotes pedófilos, para que, então, eles fossem transferidos imediatamente e impedidos de qualquer contato com os jovens.
A Igreja está sendo afetada, há várias semanas, por uma série de escândalos de pedofilia cometidos por religiosos e é acusada de ter mantido silêncio diante desses abusos.