Mundo

CNJ envia amanhã missão ao Haiti para ajudar a reconstruir Judiciário

postado em 09/04/2010 17:01
Brasília ; Representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) partem neste sábado (10/4) para o Haiti para ajudar na reconstrução do Judiciário do país, devastado por um terremoto em janeiro deste ano. A missão, que ficará no Haiti, até o próximo dia 15, vai avaliar a situação estrutural dos prédios do Judiciário e o acesso dos cidadãos à Justiça, tanto na capital, Porto Príncipe, quanto no interior.

Segundo o juiz auxiliar do CNJ Nicolau Linhares Neto, o objetivo da iniciativa é ajudar o país. ;A missão dará amparo às questões judiciais, mas sempre respeitando a soberania do Haiti;, destacou Nicolau Neto.

[SAIBAMAIS]O CNJ oferecerá ajuda para a reconstrução de um novo cadastro do Judiciário, para capacitação e formação dos magistrados e para criação de um cadastro de adoção para os órfãos do Haiti. Grande parte dos registros judiciais foram perdidos com o terremoto e o objetivo é contribuir para amenizar os problemas.

A ajuda ao Judiciário haitiano foi oficializada em um acordo de cooperação técnica assinado terça-feira entre o CNJ e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação