Mundo

Lula e Piñera trocam gentilezas e falam sobre futebol em primeiro encontro oficial

postado em 09/04/2010 17:11
Piñera convidou Lula para jogar uma partida com ele, em SantiagoBrasília ; As diferenças políticas não interferiram no diálogo e na busca por afinidades no primeiro encontro oficial entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e do Chile, Sebastián Piñera. Bem-humorados, ambos falaram sobre uma paixão comum ; o futebol. Piñera convidou Lula para jogar uma partida com ele, em Santiago, como fez o presidente da Bolívia, Evo Morales.

Primeiro presidente eleito de centro-direita no Chile, depois de duas décadas da esquerda no poder, Piñera teria sofrido restrições de setores do governo brasileiro. Mas quebrou nesta sexta-feira (9/4) o suposto mal-estar ao esbanjar simpatia e bom-humor. Segundo Piñera, Lula previu que ele venceria a disputa eleitoral no Chile ao chamá-lo de ;presidente; quando os dois se encontraram ainda durante a campanha política em 2009.

[SAIBAMAIS]O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, negou que eventuais divergências prejudiquem as relações entre Brasil e Chile. ;A política externa brasileira não está vinculada a traços ideológicos. Estamos preocupados em defender a posição do Brasil e o processo de integração da América Latina como um todo;, disse ele.

Lula e Piñera apareceram diante das câmeras como amigos. O presidente chileno saudou a torcida dos ;Gaviões da Fiel; em homenagem ao presidente brasileiro, um corintiano assumido. O chileno é dono de um dos clubes mais populares do Chile ; o Colo-Colo ; e volta e meia, como Lula, cita o futebol nos seus discursos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação