Mundo

Manifestação barulhenta contra a China antes da cúpula sobre questão nuclear nos EUA

Agência France-Presse
postado em 12/04/2010 15:59
Mais de 100 tibetanos rezando em voz alta e praticantes de Falun Gong realizaram uma manifestação pacífica em Washington nesta segunda-feira (12/4) para advertir aos líderes mundiais que não confiem na China durante uma cúpula sobre armas nucleares.

"Os líderes mundiais devem tomar cuidado com o que diz (o presidente chinês) Hu Jintao. Há muitas coisas dele que nós e os líderes mundiais não vemos", disse o manifestante Migmar Wanggi, exibindo uma caricatura do líder chinês ao lado das inscrições: "Hu Jintao - Mentiroso".

[SAIBAMAIS]"A China nunca reconhecerá que tem armas nucleares na Meseta Tibetana, mas suspeitamos que as tenha, e informações da inteligência americana indicaram que os chineses usaram o Tibete como lixeira para seus despejos nucleares", ressaltou à AFP Wangchuk Shakabpa, ativista do Comitê tibetano-americano.

"Acordem, acordem Estados Unidos! Acorde Obama", gritavam os tibetanos, exibindo a bandeira amarela, vermelha, azul e branca de sua nação, anexada pela China em 1951.

Os líderes de cerca de 50 países e organizações internacionais se reúnem nesta segunda e na terça-feira em Washington para uma cúpula na qual tentarão proteger os materiais radioativos e impedir que estes caiam nas mãos de terroristas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação