Mundo

Vice-presidente dos EUA recebe líderes de Países Não Alinhados antes de conferência

Agência France-Presse
postado em 12/04/2010 16:36
O vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, almoçou nesta segunda-feira (12/4) com líderes de Países Não Alinhados e do Tratado de Não Proliferação nuclear, antes da abertura da conferência sobre segurança nuclear, para discutir como limitar as armas nucleares.

O vice-presidente convocou para a reunião o Chile, Arábia Saudita, Argélia, Egito, Tailândia, Indonésia, Marrocos, Vietnã, Nigéria, Malásia e África do Sul. "Os objetivos do Movimento de Países Não Alinhados e do meu país em matéria de segurança nuclear, proliferação e outros problemas nunca estiveram tão próximos", destacou Biden.

"Sabemos que alguns dos países (não alinhados) e outros acreditam que não agimos suficientemente rápido e que poderíamos fazer mais", disse Biden, "mas um fato que todos concordamos é que aumentar o número de armas nucleares ou de países com armas nucleares é o contrário do que buscamos", explicou.

Criado em 1955, o grupo de Não Alinhados, com 118 membros que representam 56% da população mundial, buscava se distanciar dos blocos Leste e Oeste durante a Guerra Fria. Desde a queda da URSS, sua razão de existir vem sendo questionada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação