Mundo

Irã quer que a ONU investigue atentados de 11 de setembro de 2001

Agência France-Presse
postado em 12/04/2010 17:13
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que havia qualificado os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos de "uma grande mentira", pediu ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, uma investigação sobre o episódio, em carta publicada nesta segunda-feira (12/4).

"O mínimo que se espera de Vossa Excelência é a criação de um grupo de trabalho independente no qual os povos da região possam confiar, investigando de maneira exaustiva os verdadeiros fatores do 11 de setembro", escreve o presidente Ahmadinejad, em carta divulgada pelas agências oficiais de notícias iranianas.

[SAIBAMAIS]Esses "ataques constituíram o principal pretexto para atacar o Oriente Médio e para as ações da OTAN no Afeganistão e no Iraque", acrescentou Ahmadinejad, que pede a Ban Ki-moon "anunciar o resultado da investigação perante a Assembleia Geral da ONU".

O presidente ultraconservador iraniano tem questionado com frequência o fato de membros da Al-Qaeda terem realizado os ataques de 11 de setembro de 2001, que causaram 3.000 mortos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação