Mundo

EUA e China acertam esforço conjunto sobre sanções ao Irã

Agência France-Presse
postado em 12/04/2010 19:47
Os presidentes de Estados Unidos e China, Barack Obama e Hu Jintao, acertaram nesta segunda-feira (12/4) que suas delegações trabalharão juntas nas Nações Unidas para obter uma resolução com sanções contra o Irã, revelou um funcionário americano.

"Estão preparados para trabalhar conosco", disse Jeff Bader, principal assessor de Obama para a Ásia Oriental no Conselho de Segurança Nacional. "Os dois presidentes concordaram que as duas delegações devem trabalhar juntas sobre as sanções", informou Bader.

[SAIBAMAIS]Pouco antes, o presidente chinês afirmou, no fim de seu encontro bilateral com Obama, que é preciso manter o diálogo com o Irã."China e Estados Unidos compartilham a mesma meta geral sobre o assunto nuclear do Irã", disse o porta-voz da delegação chinesa para a cúpula nuclear em Washington, Ma Zhaoxu.

"A China espera que as partes continuem com seus esforços diplomáticos e busquem formas efetivas de resolver o tema nuclear do Irã por meio do diálogo e das negociações", acrescentou. O Irã nega que seu programa nuclear tenha fins bélicos e insiste que é apenas civil.

O encontro bilateral Obama-Hu foi uma aproximação, após vários atritos diplomáticos causados por assuntos econômicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação