postado em 13/04/2010 12:31
Dois astronautas do ônibus espacial americano Discovery completaram com êxito nesta terça-feira a terceira e última saída espacial, indicou a Nasa. Os especialistas da missão, Rick Mastracchio e Clayton Anderson, voltou à câmara de descompressão da Estação Espacial Internacional (ISS) depois de 6 horas e 24 minutos no espaço.
Os dois astronautas se viram um pouco atrasados por um problema de alinhamento para colocar um tanque vazio de amoníaco no ônibus espacial. A missão do ônibus espacial Discovery foi prorrogada por 24 horas no sábado para a realização de uma inspeção no escudo térmico da nave.
O pouso do Discovery está previsto agora para a segunda-feira, dia 19 de abril, às 12H54 GMT (09H54 Brasília), ao final de 14 dias de missão. O ônibus espacial levou para a ISS equipamento científico e compartimentos-dormitório extra, bem como um freezer para preservar amostras de sangue, urina, saliva, plantas e micróbios usados em experimentos de microgravidade para análise posterior na Terra.
O Discovery também leva a bordo uma máquina de exercícios projetada para estudar os efeitos da falta de gravidade no sistema músculo-esqueletal. Os músculos podem ficar atrofiados durante longas temporadas no espaço e por isso os astronautas precisam se exercitar regularmente.
É a primeira vez que quatro mulheres ocupam a estação orbital, que também recebe, em caráter inédito, dois astronautas japoneses, ao mesmo tempo. Depois deste voo só restarão três antes da aposentadoria dos ônibus espaciais da frota, previsto para o fim de 2010.
Quando o programa de ônibus espaciais acabar, os Estados Unidos dependerão exclusivamente das naves russas Soyuz para levar seus astronautas à estação orbital até que um novo veículo de lançamento americano esteja pronto para operar, o que se estima que só vá ocorrer por volta de 2015.
A ISS, um projeto de cem bilhões de dólares, iniciado em 1998 e do qual participam 16 países, é financiado, sobretudo, pelos Estados Unidos.