Mundo

Premier holandês propõe criar tribunal internacional em Haia para tema nuclear

Agência France-Presse
postado em 13/04/2010 19:20
O primeiro-ministro holandês, Jan Peter Balkenende, deseja criar, em Haia, um tribunal internacional encarregado de julgar os países que fornecerem material nuclear para terroristas, anunciou sua assessoria de imprensa.

Balkenende "defendeu uma corte ou tribunal encarregado de processar os países que fornecerem material nuclear para terroristas", durante a primeira cúpula sobre segurança nuclear, em Washington, revelou um comunicado. "Haia, capital mundial do direito, seria um lugar ideal", disse Balkenende, que fez esta proposta durante jantar, na segunda-feira, à margem da cúpula.

[SAIBAMAIS]A criação desta corte exigiria um novo tratado que estabelecesse seus fundamentos jurídicos. "Os terroristas e os criminosos com uma bomba atômica são um verdadeiro pesadelo", reforçou o premier.

Em Haia funcionam tribunais como a Corte Internacional de Justiça, a Corte Penal Internacional e o Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação