Mundo

Obama se reúne com Lula e Erdogan para defender sanções contra o Irã

Agência France-Presse
postado em 13/04/2010 19:22
O presidente americano Barack Obama se reuniu nesta terça-feira com seu colega brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e com o primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan, que demonstram reticências em punir o Irã para que o país interrompa seu programa nuclear.

Em 15 minutos, Lula e Erdogan apresentaram a Obama argumentos contra as sanções, pedindo ao presidente dos Estados Unidos mais tempo para uma solução do problema nuclear iraniano.

Um encontro breve entre Obama com Lula e Recep Erdogan (Turquia) baseou-se "exclusivamente no Irã", informou o chanceler Celso Amorim.

[SAIBAMAIS]O Brasil e a Turquia são membros não permanentes do Conselho de Segurança, onde os Estados Unidos pretendem que sejam aprovadas nas próximas semanas novas sanções contra o governo de Teerã, ao qual acusa de tentar desenvolver armamentos nucleares. "Foi um encontro franco e sincero", acrescentou.

"Não posso dizer que o presidente Obama tenha assumido algum compromisso, mas ele não disse que não adianta tentar", afirmou Celso Amorim.

O Líbano é o terceiro membro não-permanente do Conselho oposto às sanções.

Entre os membros permanentes, só a China mantém-se, no momento oficialmente reticente às punições. Mas diplomatas ocidentais coincidem em afirmar nas últimas semanas que a posição de Pequim se aproxima da dos demais membros do Conselho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação