Agência France-Presse
postado em 14/04/2010 09:24
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, revelará esta semana um "ambicioso" plano para criar 2.500 empregos no setor aeroespacial, onde um anunciado corte no orçamento da Nasa deve eliminar milhares de postos de trabalho, revela nesta terça-feira The Washington Post.
Em discurso na próxima quinta-feira no Centro Espacial Kennedy, Obama apresentará sua estratégia para a exploração espacial tripulada, que incluirá o compromisso de "escolher, nos próximos cinco anos, um desenho de foguete capaz de enviar astronautas ao espaço", afirma o site do Post, que cita fontes da Casa Branca.
A estratégia de Obama é promover o desenvolvimento de foguetes por parte da iniciativa privada para enviar americanos à Estação Espacial Internacional (ISS), e entregar à Nasa a tarefa de criar novas tecnologias para a exploração tripulada além da órbita terrestre baixa.
Em fevereiro passado, Obama surpreendeu o Congresso e muitos funcionários da Nasa ao anular - sem propor uma alternativa clara - o programa Constellation, lançado em 2004 por George W. Bush para a volta do homem à Lua e o envio de uma missão tripulada a Marte.