Mundo

Internautas tiram dúvidas sobre como conseguir ou renovar visto de não-imigrante para os EUA

postado em 14/04/2010 19:28

Os leitores do correiobraziliense.com.br participaram nesta quarta-feira (14/4) de um chat com a consulesa da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Joanna Weinz. Durante o bate-papo, os internautas puderam tirar dúvidas sobre como conseguir ou renovar um visto de turista para os Estados Unidos utilizando o novo formulário DS-160.

As principais perguntas foram em relação à forma de preenchimento dos dados e sobre a temida entrevista a que devem se submeter para conseguir o visto. ;O maior problema é que as pessoas não tiram as dúvidas no site antes de enviar o cadastro e acabam inserindo informações incoerentes. Mas, através do chat, percebi que no geral o público está bem preparado;, comentou Joanna.

Alguns internautas reclamaram do tamanho do formulário e por ele estar em inglês. A consulesa ressaltou que o formulário tem a opção de ser traduzido para o português, o que não desobriga a pessoa de postar as informações na língua inglesa. ;Outra diferença entre o formulário antigo e o novo é que agora é possível salvar o documento no seu próprio computador. Ele combina três formulários em um só e dispensa a necessidade de papel. Também torna as informações disponíveis a qualquer embaixada no mundo;, explicou Weinz durante o bate-papo.

Segundo Joanna Weiz, 80% dos vistos que vêm com incorreções são causados por erros no preenchimento do nome e do número de passaporte. No DS-160, o nome e o número de passaporte têm de vir escritos exatamente como estão no seu passaporte. ;Se o nome da pessoa é José da Silva Santos, por exemplo, e o seu passaporte mostra ;Santos; como sobrenome e ;José da Silva; como primeiro nome, você deve preencher o formulário exatamente dessa forma;, explicou.

[SAIBAMAIS]Em junho de 2009, a representante norte-americana participou do primeiro chat promovido no site do jornal e respondeu a uma série de questões relativas à obtenção do documento. Neste segundo contato, Weinz pode falar sobre uma novidade em vigor desde o último dia 5. Agora, é necessário preencher o formulário eletrônico DS-160, que substitui os antigos DS-156, DS-157 e DS-158 e registra as informações do candidato diretamente em Washington. Dúvidas sobre o processo de visto podem ser obtidas no telefone: 4004-4950 ou no site da Embaixada: ou ainda pelo email: pergunte-ao-consul@state.gov. O DS-160 pode ser encontrado no site: .

Perguntas e respostas


Qual a diferença entre o velho e o novo formulário?
A diferença entre o formulário antigo e o novo é que agora é possível salvar o documento no seu próprio computador. Ele combina três formulários em um só e dispensa a necessidade de papel. Também torna as informações disponíveis a qualquer embaixada no mundo. O processo pode tornar-se mais ágil porque, com o formulário já preenchido, o candidato já chega preparado à etapa de entrevista. Antigamente, se houvesse algum erro de preenchimento, era necessário ele corrigir, o que atrasava toda a fila de entrevistas. Outro aspecto: antigamente, era necessário esperar que os agentes consulares inserissem as informações e a foto do candidato no sistema, o que também demorava. Agora, essa tarefa é feita pelo candidato, o que nos ajuda a processar os pedidos mais rapidamente quando eles chegam à Embaixada.

A validade do visto norte-americano já está para dez anos? Qual a previsão para a mudança?
A legislação que diz respeito à validade do visto ainda não mudou. Portanto, permanece sendo de cinco anos. Mas acreditamos que a lei mudará. A tramitação ainda está em processo.

Como fica o visto de imprensa? Há alguma mudança?
Não haverá nenhuma alteração com o visto de imprensa por enquanto.

Haverá alguma mudança de valores na hora de tirar o visto?
A taxa continua a mesma. Qualquer mudança só ocorrerá depois de um anúncio público feito 30 dias antes da alteração.

Quando não se justifica uma negativa de visto como faremos para tentar novamente?
Quando um visto é recusado, a pessoa pode fazer nova solicitação quando achar que pode demonstrar vínculos que não foram apresentados na primeira entrevista. Todas as pessoas que desejam um visto de não-imigrante devem demonstrar que possuem fortes vínculos em seu país de residência, tais como vínculos empregatícios, econômicos, sociais, etc.

Para passaportes da União Europeia, já no modelo novo, não é necessária a entrevista de visto?
Portadores de passaporte da União Europeia podem se qualificar para o Programa de Isenção de Vistos. Detalhes do programa podem ser encontrados no site da Embaixada: www.embaixadaamericana.org.br

Se eu já preenchi o DS160 e já o enviei e depois identifiquei algum erro, o que devo fazer?
Com o novo formulário, é mais importante do que nunca que os candidatos verifiquem todas as informações antes de enviá-las. Isso porque as informações incorretas ficam registradas permanentemente no nosso sistema. O que se pode fazer é preencher o formulário novamente e reenviá-lo.

Existe algum e-mail que podemos enviar perguntas?
Dúvidas sobre o processo de visto podem ser obtidas no telefone: 4004-4950 ou no site da Embaixada: www.embaixadaamericana.org.br ou ainda pelo email: pergunte-ao-consul@state.gov

Se eu for com a agencia de viagem de turismo para Disney,sou obrigado a preencher o formulário de contato nos EUA?
Se você sabe o endereço e o telefone, você é obrigado a colocar essas informações. Se você não sabe, informe pelo menos a cidade e o estado para onde deseja viajar e o local onde planeja ficar hospedado, como hotel ou casa de amigo. Se deseja viajar para mais de uma cidade (Miami e Nova York, por exemplo), especifique todas.

É obrigatório ter a passagem comprada para requisitar o visto?
Recomendamos que as passagens sejam compradas apenas APOS a aprovação do visto. O tipo de visto dependerá de quanto tempo pretende permanecer nos EUA, quem pagará sua estada... Para informações detalhadas, acesse o site da Embaixada.

Se eu não preencher o formulário em inglês, posso perder meu agendamento?
Pelo menos nesta fase inicial estamos recebendo todos os formulários, mesmo os que não estejam completamente preenchidos em inglês.

Vou tirar o visto para mim e para os meus filhos. A mãe já tem o visto. É necessário que a mãe também vá à entrevista? Os meus filhos são menores de doze anos, é necessário que eles compareçam ou basta o pai?
É importante que os dois pais estejam presentes à entrevista. Como seus filhos têm menos de 12 anos, não é necessário que eles venham, pois a coleta de impressões digitais na embaixada só é feita com candidatos com 14 anos de idade ou mais. Gostaria de acrescentar que estamos trabalhando na implementação de um programa para a obtenção de vistos para menores de 13 anos. Essas informações estarão à disposição em breve no site da embaixada.

Confira todas as perguntas do chat .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação