Agência France-Presse
postado em 14/04/2010 20:23
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, iniciou nesta quarta-feira (14/4) sua sexta visita oficial em três anos à Nicarágua, onde se reunirá com o presidente do país, Daniel Ortega.O avião da Força Aérea venezuelana que levou o presidente venezuelano aterrissou às 13H10 locais (16H10 de Brasília) no aeroporto internacional Augusto C. Sandino, e foi recebido por Ortega e por membros do alto escalão do Exército e da Polícia. "Bem-vindo, como sempre, à terra de Sandino", disse Ortega a Chávez, que o chamou de "querido irmão". Até o momento não foi divulgada a agenda da visita que, segundo versões da imprensa, poderia concluir ainda nesta quarta-feira.
Acompanhado pelo chanceler Nicolas Maduro, e por sua filha Rosa, Chávez passou em revista a guarda de honra do Exército da Nicarágua, após dar um abraço em Ortega. "Aqui está a Alba (Aliança Bolivariana para as Américas), viemos com muita vontade e ânimo de trabalhar", disse, após expressar uma "emoção intensa" de estar na Nicarágua.
[SAIBAMAIS]O presidente afirmou que durante esta visita revisará vários acordos com Ortega, sem dar mais detalhes.
A Alba, iniciativa de integração regional criada por Cuba e Venezuela, é composta ainda por Bolívia, Equador, Honduras, Dominica, Antigua e Barbudas, e São Vicente e Granadinas.
Após o fim da cerimônia de protocolo, Chávez foi de copiloto no veículo conduzido por Ortega, que percorreu algumas ruas de Manágua, onde centenas de simpatizantes sandinistas o esperavam agitando bandeiras do partido e da Nicarágua.