Agência France-Presse
postado em 15/04/2010 18:29
Uma ex-ministra canadense desmentiu nesta quinta-feira (15/4) que tenha participado de uma festa regada a cocaína ao lado de prostitutas. Helena Guergis havia sido destituída da pasta da Condição Feminina em 9 de abril devido a suspeitas de tráfico de influência.Guergis, famosa vencedora de concursos de beleza que fez uma brilhante carreira no Partido Conservador, foi alvo de uma investigação policial por causa de acusações "sérias" sobre as quais o primeiro-ministro Stephen Harper se recusou a fornecer detalhes.
A imprensa geralmente atribuía a sua queda às extravagâncias de seu marido, Rahim Jaffer, um ex-deputado conservador, preso em setembro e acusado de posse de cocaína e de dirigir embriagado. Além disso, um sócio de Jaffer - suspeito de fraude - teria afirmado que teve acesso, graças a ele, ao gabinete do primeiro-ministro e a financiamentos públicos.
Mas vários veículos de comunicação anunciaram nesta quinta-feira novas revelações feitas por um detetive particular, que investigou por 19 meses Nazim Gillani, fraudador supostamente ligado a Jaffer.
O detetive em questão, Derek Snowdy, havia dito que possui fotos tiradas com um telefone celular da ministra e de seu marido em "uma festa" com cocaína e prostitutas de luxo.
Snowdy teria passado essa informação para um advogado do Partido Conservador, que teria alertado o primeiro-ministro Harper. "Guergis desmente com veemência todas as alegações estranhas desse homem (Gillani) e pretende ajudar a Polícia Federale a provar que elas são completamente falsas", indicou seu advogado Howard Rubel por e-mail à AFP.