Agência France-Presse
postado em 16/04/2010 08:32
O aeroporto de Cracóvia, no sul da Polônia, foi fechado nesta sexta-feira (16/4) em consequência das nuvens de cinzas procedentes de um vulcão em erupção na Islândia, a dois dias do funeral nacional do presidente Lech Kaczynski nesta cidade.
"O espaço aéreo de Cracóvia permanecerá fechado até próximo aviso", declarou a porta-voz do aeroporto, Justyna Zajaczkowska.
No domingo, Cracóvia receberá quase 80 líderes estrangeiros, entre eles os presidentes americano Barack Obama e russo Dmitri Medvedev, para o funeral do presidente Lech Kaczynski e da esposa, falecidos em 10 de abril em uma catástrofe aérea perto de Smolensk (Rússia).
As autoridades polonesas haviam informado mais cedo que a maior parte do espaço aéreo do país estava fechada, mas que os aeroportos de Cracóvia e Rzeszow, ambos no sul, permaneceriam abertos.
"No contexto do funeral, a perspectiva de dois dias está afastada, no contexto deste fenômeno. Devemos esperar outros elementos. No momento continuamos os preparativos", declarou a porta-voz do aeroporto.
O chefe adjunto do gabinete da presidência, Jacek Sasin, afirmou que o adiamento do funeral era uma "opção séria" em consequência das perturbações do tráfego aéreo.
Mais de 50% dos voos previstos para esta sexta-feira na Europa serão cancelados, segundo o organismo Eurocontrol.