postado em 16/04/2010 17:01
Brasília - Mais de 50% dos voos programados para esta sexta-feira (16/4) na Europa foram cancelados por causa de uma nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão da geleira de Eyjafjallajoekull, na Islândia, segundo informações da BBC Brasil. Desde esta quinta-feira (15/4), os aeroportos de várias cidades europeias estão fechados por causa dessa nuvem. A Europa tem, diariamente, cerca de 28 mil voos programados.O temor dos especialistas é de que cinzas contidas na fumaça entrem nos motores do avião entupindo as turbinas o que pode provocar a parada do motor em pleno voo.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orienta os brasileiros que têm voos para essas cidades a procurarem a companhia aérea para saber quais medidas devem tomar. A TAM pede aos passageiros que têm voos para Londres, na Inglaterra; Frankfurt, na Alemanha; e para Paris, na França que remarquem os voos. O mesmo procedimento deve ser feito por aqueles que estão nessas cidades. Segundo a companhia aérea, não haverá custos adicionais para a remarcação.
Segundo a agência que controla o tráfego aéreo na região europeia, a Eurocontrol, os problemas devem durar até sábado, porque a nuvem de fumaça está se movendo para sul e para o leste.
A República da Irlanda, Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Bélgica e Holanda fecharam seu espaço aéreo. Na França, 24 aeroportos foram fechados, inclusive o de Paris. As restrições aéreas foram ampliadas hoje para os aeroportos da Alemanha, Polônia, Lituânia e Áustria. Os últimos países a anunciarem o fechamento de aeroportos foram Hungria, Suíça e Romênia.