Mundo

UE disposta a autorizar ajuda a companhias aéreas afetadas pelo caos

Agência France-Presse
postado em 19/04/2010 10:37
A União Europeia (UE) está disposta a autorizar que os Estados membros concedam ajudas públicas "excepcionais" às companhias afetadas pelo caos aéreo gerado por uma nuvem de cinzas vulcânicas, informou a Comissão Europeia.

O Executivo comunitário está "disposto a estudar um dispositivo como o que foi adotado após os atentados de 11 de setembro de 2001" nos Estados Unidos, que permitiu às companhias receber ajudas em "circunstâncias excepcionais", declarou o comissário europeu de Concorrência, Joaquín Almunia.

[SAIBAMAIS]"Os Estados membros deverão demonstrar a necessidade desta ajuda e assegurar que não constitui um apoio excessivo em relação às empresas rivais", acrescentou Almunia.

Ele destacou ainda que as ajudas excepcionais seriam baseadas em um artigo da legislação europeia que "permite aos Estados compensar os prejuízos ligados às catástrofes naturais ou provocados por acontecimentos excepcionais".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação