Mundo

Fidel elogia espírito revolucionário de Chávez e volta a criticar os Estados Unidos

postado em 19/04/2010 14:44
Brasília ; Em comemoração ao bicentenário da Independência da Venezuela, o ex-presidente de Cuba Fidel Castro elogiou nesta segunda-feira (19/4) o presidente venezuelano, Hugo Chávez. Em artigo publicado no jornal oficial cubano, Granma, Fidel disse ter conversado na última quinta-feira (15/4) com Chávez, a quem chamou de ;líder raro; por ter comandado ;uma revolução verdadeira e profunda; há mais de dez anos. Em defesa do amigo, acusou os Estados Unidos de inventar mentiras e semear a miséria.

;Raramente na vida, se é que alguma vez, conheci uma pessoa que foi capaz de liderar uma revolução verdadeira e profunda de mais de dez anos, sem um dia de descanso em região de 1 milhão de quilômetros quadrados no mundo colonizado pela Península Ibérica;, disse Fidel.

[SAIBAMAIS]O ex-presidente cubano lembrou que conhece Chávez há 16 anos. Segundo ele, neste período o venezuelano ;desenvolveu; seu espírito revolucionário indicando um ;talento excepcional".

;Eu o conheci em 1994, quando ele tinha 35 anos, depois o reencontrei quando havia completado 40 anos. Percebi o seu desenvolvimento revolucionário. Dotado de talento excepcional e leitor insaciável, posso atestar a sua capacidade de desenvolver e aprofundar as ideias revolucionárias. Como em todo ser humano, oportunidade e circunstância desempenharam um papel decisivo no avanço de suas ideias;, afirmou Fidel.

O ex-presidente cubano afirmou ainda que suas divergências com Chávez são permitidas porque eles se tornaram grandes amigos. Sem citar situações específicas, Fidel atacou os que criticam o venezuelano e saiu em defesa dele.

;Tanto o império como mercenários ao seu serviço, envenenados pelas mentiras e consumismo, mais uma vez corremos o risco de subestimá-lo, assim como seu povo heroico, mas não tenho a menor dúvida de que mais uma vez vai receber uma lição inesquecível;, disse Fidel. ;Nunca, em qualquer momento, nenhum governo fez tanto pelo seu povo em tão pouco tempo.;

Em seguida, o ex-presidente cubano destacou a importância de Símon Bolívar, chamado de ;o libertador; na Venezuela e outros países que foram colônia espanhola. Porém, aproveitou para atacar o governo dos Estados Unidos, que acusou de ;semear a miséria; em nome da liberdade.

;Em sua grandeza insuperável, o libertador, como gênio revolucionário, era capaz de prever que os Estados Unidos, inicialmente limitados ao território das 13 colônias britânicas, pareciam destinados a semear a miséria em nome da liberdade americana;, disse o cubano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação