Mundo

Vulcão cancela metade dos voos de Guarulhos para a Europa

Agência France-Presse
postado em 19/04/2010 18:21
Filipe Antoine, diretor de uma organização social, tem cinco reuniões em Milão marcadas há mais de dois meses. Hoje (19), ele desistiu de cumprir seus compromissos ao saber que, pelo terceiro dia consecutivo, o seu voo havia sido cancelado. "Deveria ter embarcado sábado", disse ele, em frente ao escritório de sua companhia aérea no saguão do Aeroporto Internacional Cumbica, em Guarulhos. "Venho aqui todo dia desde sábado, mas nada. Agora, é melhor tentar remarcar tudo para a semana que vem."

Antonie é só mais um dos passageiros que perderam voos em consequência da erupção do vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia, desde quinta-feira (15/4) da semana passada. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em Cumbica, metade dos voos que deveria partir ou chegar da Europa foi cancelada depois do fechamento de parte do aeroportos europeus.

De acordo com a Infraero, das 95 chegadas previstas, só 50 ocorreram. Já entre as partidas, das 90 programadas, só 39 decolaram

Voos com destino a aeroportos na Inglaterra, França e Holanda estão entre os mais prejudicados. Algumas partidas e chegadas para a Espanha, Portugal e Itália, ainda estão sendo realizadas, mas com algumas restrições de destino.

Na manhã de hoje, a movimentação de passageiros em busca de informações e de rotas alternativas era grande em Guarulhos. Alguns formavam filas em frente aos balcões de atendimento das companhias aéreas, mas a maioria saia decepcionada com a notícia de novos cancelamentos.

Passageiros que não moram na Grande São Paulo e que tiveram seus voos cancelados foram encaminhados para hotéis na região do aeroporto. Quase todos já estavam lotados. No Hotel Cesar Business, ao lado de Cumbica, por exemplo, mais da metade quartos está ocupada por clientes das companhias aéreas. "Geralmente, reservamos 50 dos nossos 400 quartos para clientes de companhias. Desde o fim de semana, estamos com 250 quartos ocupados por passageiros", afirmou o gerente Manuel Garcia.

Ainda nesta segunda-feira (19/4), o Procon de São Paulo divulgou nota informando que passageiros que têm voos marcados para locais atingidos pelos efeitos do vulcão podem pedir troca de destino ou reembolso do valor pago, sem qualquer multa ou taxa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação