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Apenas metade dos voos previstos hoje na Europa deve decolar

postado em 20/04/2010 11:12

Brasília ; Pelo menos metade dos 28 mil voos previstos para esta terça-feira (20/4) na Europa devem decolar normalmente sem ameaças de cancelamentos ou adiamentos, segundo informa a agência europeia de aviação, a Eurocontrol.

Os cerca de 14 mil voos restantes devem ser cancelados em decorrência da ameaça da cinza expelida pelo vulcão na geleira de Eyjafjallajoekull, na Islândia. As informações são da BBC Brasil.

O espaço aéreo de 20 países europeus está parcial ou totalmente fechado desde a última quinta-feira (15). Se mais 14 mil voos forem adiados, o total de cancelamentos em seis dias será de 95 mil. Nesta terça-feira (20/4) alguns voos começaram a ser retomados na Inglaterra, mas há receio das autoridades porque o vulcão voltou a expelir mais cinzas, levantando dúvidas sobre a normalização das atividades.

[SAIBAMAIS]Na Inglaterra, o aeroporto de Londres permanece fechado. A companhia aérea British Airways informou ter cancelado todos os voos de curta distância após o alerta de que o vulcão voltou a expelir cinzas. Na Escócia, o espaço aéreo foi aberto na manhã de hoje e na Irlanda do Norte o aeroporto foi reaberto às 10h (6h no horário de Brasília), mas as autoridades locais anunciaram que fecharão o espaço aéreo novamente à tarde.

Em Frankfurt, na Alemanha, 95 dos 100 voos previstos haviam sido cancelados até o início da tarde. Em Madri, na Espanha - onde o espaço aéreo está aberto desde esta segunda (19/4) - ainda há muitos cancelamentos de voos. Dezenas de ônibus foram postos à disposição para levar pessoas a Paris, Bruxelas e Genebra.

O espaço aéreo deve reabrir na Bélgica e na Dinamarca hoje. Aeroportos também reabriram em Áustria, Estônia, Hungria e Turquia. Na Suíça e no norte da Itália, o espaço aéreo foi reaberto às 7h desta terça. No entanto, Finlândia, Polônia e Noruega continuam com seus aeroportos fechados.

Nesta segunda, os ministros dos Transportes da União Europeia analisaram uma proposta de dividir o espaço aéreo em três categorias: uma área totalmente fechada para voos, uma parcialmente aberta e outra totalmente liberada.

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