Agência France-Presse
postado em 20/04/2010 16:35
O papa Bento XVI nomeou como novo arcebispo de Miami, nos Estados Unidos, o monsenhor Thomas Wenski para substituir John Favalora, que renunciou ao cargo depois de 16 anos, informou o Vaticano nesta terça-feira (20/4).
Favalora, conhecido por ser um férreo defensor da ortodoxia católica, renunciou oito meses antes de completar, em dezembro, 75 anos, idade limite para se aposentar.
A renúncia foi aceita pelo Pontífice, segundo a norma canônica, que autoriza a saída por "doença" ou por "outras razões graves", informa o comunicado.
Para substituir Favalora, arcebispo desde 1994 de uma das cidades com mais católicos nos Estados Unidos e com uma notável comunidade de hispânicos, foi designado Wenski, que exercia o cargo de bispo de Orlando, na Flórida.
O novo arcebispo fala espanhol, creole e inglês e conta com uma longa experiência com a comunidade haitiana dessa região.
Wenski nasceu em West Palm Beach, no norte de Miami, foi ordenado sacerdote em 1976 e trabalhou em um centro católico haitiano do chamado Pequeno Haiti de Miami.
As razões da mudança antecipada não foram informadas pelo Vaticano.
A Igreja Católica dos Estados Unidos, assim como a de Miami, teve de enfrentar nos últimos anos diversos escândalos por denúncias de abuso sexual contra menores cometidos por sacerdotes.