Agência France-Presse
postado em 20/04/2010 16:37
O presidente americano, Barack Obama, homenageou esta terça-feira (20/4) Dorothy Height, figura histórica do movimento pelos direitos civis, falecida aos 98 anos e que, segundo o chefe de Estado, "dedicou sua vida a lutar pela igualdade".
Height, que dirigiu o "Conselho Nacional de Mulheres Negras" (NCNW, na sigla em inglês) entre 1957 e 1998, morreu na terça-feira em um hospital da capital americana, noticiou o Washington Post, citando uma porta-voz do NCNW.
Manifestando-se "profundamente entristecido" pela notícia da morte de Height, Obama, primeiro presidente negro dos Estados Unidos, destacou que esta militante foi "testemunha de cada passo e etapa no caminho" dos direitos civis desde a década de 1930.
Nascida na Virginia (leste) em 1912, no seio de uma família modesta, Dorothy Height formou-se nas prestigiadas universidades de Nova York e Columbia, antes de dedicar sua vida a organizações sociais e humanitárias, em particular à associação de jovens mulheres cristãs (YWCA).
Após ser eleita à frente do NCNW, foi a única mulher membro do grupo de direção do movimento de defesa dos direitos civis em 1960, quando militou ao lado de Martin Luther King.
Em 2004, o então presidente americano, George W. Bush, outorgou a Height a "Medalha da Liberdade", maior distinção civil americana.