Agência France-Presse
postado em 20/04/2010 20:02
O Brasil entregou à Unasul o texto do acordo de cooperação militar que assinou com os Estados Unidos no dia 12 de abril, informou nesta terça-feira (20/4) o chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, cujo governo exerce a presidência rotativa do organismo.O documento foi enviado na segunda-feira ao grupo e será "analisado" pelos presidentes da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) durante seu encontro do próximo dia 4 de maio em Buenos Aires, disse o chanceler, citado pela presidência equatoriana.
Patiño indicou que este procedimento faz parte do acordo estabelecido pela Unasul para deixar claros os convênios militares assinados por seus membros, após o pacto selado por Colômbia e Estados Unidos que permite que este país opere sete bases colombianas contra o narcotráfico e a guerrilha.
Isto ajuda "que se fortaleçam as relações de confiança. Nos alegra muito que o governo brasileiro tenha tido a amabilidade de nos enviar o texto do acordo", destacou o ministro, que no dia 9 de abril pediu à Brasília para informar o organismo sul-americano.
O documento foi assinado em Washington pelo secretário de Defesa americano, Robert Gates, e pelo ministro de Defesa brasileiro, Nelson Jobim, e prevê a colaboração em investigação e desenvolvimento militar, exercícios militares conjuntos e projetos comerciais, entre outros temas.
Este tipo de aliança com a Casa Branca gera um temor na região, após a crise entre Colômbia e Venezuela pelo tratado de Bogotá, que Caracas considera uma ameaça.