Mundo

Navio de guerra traz de volta à Inglaterra soldados e turistas

Agência France-Presse
postado em 21/04/2010 19:17
Quatrocentos soldados britânicos e 280 turistas aliviados desembarcaram na noite desta quarta-feira (21/4), hora local, de um navio da Royal Navy em Porstmouth, sul da Inglaterra, depois de bloqueados na Espanha, em meio ao caos no transporte aéreo.

Soldados e civis se aglomeravam na ponte do HMS Albion, que atracou às 15H00 de Brasília na base naval do porto, depois de uma travessia a partir de Santander, no norte da Espanha.

Os marinheiros da Royal Navy agitavam seus bonés brancos e, no cais, um homem com sua gaita de foles saudava os soldados de retorno de missão de seis meses no Afeganistão e os civis impedidos de voltar para casa, devido ao fechamento do espaço aéreo europeu pela erupção de um vulcão islandês.

[SAIBAMAIS]Os passageiros contaram ter compartilhado as rações militares - "curry e fish and chips" - com os soldados, dormindo lado a lado em camas de campanha com os membros da Royal Air Force.

Entre os passageiros, Stanley Johnson, pai do prefeito de Londres Boris Johnson, afirmou à imprensa ter "tido uma muito boa experiência". "Comprovei que a Navy fez um trabalho formidável". "E para quem? para retardatários, alguns britânicos como eu e minha esposa vindos de Santander no Albion".

Bob Harris, um outro viajante obrigado a fazer de trem o trajeto entre Sevilha e Madri e que só encontrou disponíveis bilhetes de primeira classe se mostrava menos entusiasta. "Isso nos custou caro. Mais de mil libras", lamentou.

Os passageiros haviam sido selecionados entre grupos prioritários : mulheres grávidas, pessoas que precisam de cuidados médicos, grupos de estudantes e idosos. Estavam a bordo 31 escolares que foram a Madri participar de um torneio de futebol.

Cerca de 150.000 britânicos no total ficaram bloqueados no exterior em seguida ao fechamento, na quinta-feira passada, do espaço aéreo britânico após a erupção de um vulcão na Islândia que cuspia nuvens de cinzas potencialmente perigosas para os motores dos aviões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação