Mundo

Bispo demissionário irlandês pede perdão e admite erros

Agência France-Presse
postado em 22/04/2010 08:45
O bispo irlandês de Kildare e Leighlin, James Moriarty, que teve a renúncia aceita pelo Papa Bento XVI, pediu perdão às vítimas de abusos sexuais e admitiu que deveria ter "questionado a cultura imperante".

"De novo, aceito que desde a época em que me tornei bispo auxiliar deveria ter questionado a cultura imperante. Mais uma vez, peço perdão a todos os sobreviventes e suas famílias", afirma o monsenhor Moriarty em um comunicado.

Mais cedo, a Igresia Católica irlandesa anunciou que Bento XVI aceitou a renúncia do bispo, envolvido em uma investigação sobre abusos sexuais contra crianças na diocese de Dublin.

Jamesr Moriarty, 73 anos, foi entre 1991 e 2002 o bispo auxiliar de Dublin, diocese na qual segundo um relatório oficial centenas de crianças sofreram abusos sexuais de padres durante várias décadas, crimes que foram acobertados pelas autoridades eclesiásticas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação