Mundo

Um morto e 56 feridos em ataques com granada na Tailândia

Agência France-Presse
postado em 22/04/2010 14:42
Uma pessoa morreu e pelo menos outras 56 ficaram feridas nesta quinta-feira (22/4) em ataques com granada perto do bairro financeiro de Bangkok, onde dois grupos de manifestantes, os "camisas vermelhas" e os "sem cores" pró-governo, se enfrentaram mais cedo.

"As informações preliminares falam de um morto e 56 feridos", afirmou o ministro da Saúde, Jurin Laksanavisith. Segundo uma fonte diplomática, um japonês e um australiano figuram entre os feridos.

O primeiro-ministro tailandês Abhisit Vejjajiva convocou uma reunião de emergência com seus chefes de segurança, segundo o porta-voz Panitan Watanayagorn.

O exército confirmou, por sua parte, que as explosões foram causadas por cinco granadas M79 em três locais diferentes, segundo o coronel Sunsern Kaewkumnerd.

Antes do ataque, o exército tailandês emitiu mensagens contraditórias, deixando entrever uma intervenção iminente para dispersar os manifestantes antigovernamentais. Mas depois seu chefe, Anupong Paojinda, reiterou que queria evitar um banho de sangue.

Consultado sobre a possibilidade de levar a cabo uma operação ainda nesta quinta-feira para disperar os "camisas vermelhas", o coronel Sunsern respondeu com que isso é impossível porque uma operação noturna seria perigosa.

Os chamads "sem cores" - manifestantes que apoiam o Governo - enfrentaram os "camisas vermelhas", que exigem desde meados de março a demissão do Executivo e controlam um importante bairro turístico e comercial da cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação