Mundo

66% dos franceses acham que governo de Sarkozy é um fracasso

Agência France-Presse
postado em 22/04/2010 15:23
Sessenta e seis por cento dos franceses acreditam que "os três anos de Sarkozy na presidência" foram um fracasso, segundo uma pesquisa realizada pelo instituto Viavoice e publicada nesta sexta-feira pelo jornal Libération.

Segundo o diário, desde sua chegada ao poder, em maio de 2007, os resultados de uma pesquisa sobre o presidente francês Nicolas Sarkozy"nunca foram tão desastrosos".

[SAIBAMAIS]De acordo com o estudo, 62% dos entrevistados têm uma opinião negativa sobre o chefe de Estado, contra 35%, que possuem uma visão positiva. "O descrédito de Nicolas Sarkozy se explica, em grande parte, pelo julgamento desses três anos de presidência", considerou Francois Miquet Mary, do Viavoice.

Em 2008, 59% acreditavam que a presidência de Sarkozy era um fracasso, lembrou o Viavoice, concluindo que, "em dois anos, o ;divórcio; entre Nicolas Sarkozy e a opinião pública se acentuou".

Segundo a mesma pesquisa, os franceses têm mais confiança no ex-primeiro-ministro francês Dominique de Villepin (24%), inimigo de Sarkozy, do que no atual presidente (20%) para representar a direita nos próximos anos. Mas, entre os simpatizantes da direita, Sarkozy lidera as preferências (49%), seguido por outro ex-primeiro-ministro, Alain Juppé (14%), e por Villepin (16%).

A pesquisa foi realizada nos dias 15 e 16 de abril com 1.010 pessoas maiores de 18 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação