Mundo

Mulher é multada na França por dirigir com o véu islâmico integral

Agência France-Presse
postado em 22/04/2010 20:12
Uma mulher de 31 anos, vestida com um "niqab", o véu que cobre todo o corpo só deixando de fora os olhos, recebeu multa de 22 euros por "dirigir em condições pouco cômodas" durante uma blitz em Nantes (oeste).

O caso aconteceu no dia 2 de abril, mas só foi denunciado por ela nesta quinta-feira. "Dois agentes de moto pediram que me detivesse", explicou à AFP, dizendo que apresentou, então, os papéis pedidos, assim como os documentos do veículo. Chegou a descobrir o rosto para que a polícia pudesse verificar sua identidade. "Foi neste momento que anunciaram a multa, por minha roupa", relatou.

[SAIBAMAIS]No registro de infração é mencionado o artigo 412-6 do Código de Trânsito que multa com 22 euros o ato de "dirigir em condições pouco cômodas". No entender da polícia, o campo visual da jovem estava reduzido pelo niqab.

O presidente francês Nicolas Sarkozy optou na quarta-feira por apresentar um projeto de lei que proíbe o véu integral em todos os espaços públicos na França, apesar das reservas do Conselho de Estado emitidas em março, a mais alta jurisdição administrativa da França.

Segundo dados do ministério do Interior, na França - que abriga a maior comunidade muçulmana da Europa, com seis milhões de pessoas - apenas 2.000 muçulmanas usam a burca ou o ;niqab;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação