Mundo

Papa aceita demissão de bispo belga por ter abusado de um menor

Agência France-Presse
postado em 23/04/2010 08:14
O Papa Bento XVI aceitou a renúncia do bispo belga Roger Vangheluwe, que admitiu ter abusado de um menor, informou nesta sexta-feira (23/4) a assessoria da imprensa do Vaticano.

"O Papa aceitou a renúncia do governo pastoral da diocese de Bruges (Bélgica) apresentada por Roger Joseph Vangheluwe, com base no artigo 401, parágrafo 2, do Código de Direito Canônico", indica o comunicado.

A norma canônica autoriza a retirada de funções de um religioso por enfermidade ou por outras razões graves, sem especificar quais.

Este é o primeiro bispo que renuncia depois da onda de escândalos que abala a Igreja católica desde o início deste ano por abusos sexuais contra menores cometidos por padres na Europa e Estados Unidos.

Outros clérigos renunciaram a seus cargos por terem acobertado os casos de pedofilia durante décadas.

"Quando ainda não era bispo e também um tempo depois, abusei sexualmente de um jovem de minhas relações. A vítima ainda está marcada", afirmou o monsenhor Vangheluwe em uma carta lida por um membro da Igreja belga durante uma coletiva de imprensa.

"Este elemento será recebido com dor pela comunidade católica da Bélgica, estamos conscientes da crise de confiança que isso vai engendrar em muitas pessoas", declarou durante a coletiva o chefe da Igreja belga, monsenhor André-Joseph Léonard, com a voz embargada pela emoção.

Com esta decisão, a Igreja belga quer "virar a página em relação à época tão distante, na Igreja e em outras partes, em que se preferia o silêncio", acrescentou o primaz da Bélgica.

Outro dirigentes católico enfatizou que se desconhecia que o bispo estava envolvido em abusos sexuais.

A Igreja pediu a todos os autores de abusos sexuais que denunciem seus atos ante a justiça, e que as vítimas apresentem queixas contra eles.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação