Mundo

Presidente Heinz Fischer é favorito nas eleições austríaca

Agência France-Presse
postado em 23/04/2010 09:13
Os austríacos vão reeleger neste domingo (25/4), segundo todas as previsões, seu atual chefe de Estado, o social-democrata Heinz Fischer, que concorre com a candidata da ultradireita Barbara Rosenkranz, obrigada, durante a campanha, a retificar declarações preocupantes.

Se a reeleição de Heinz Fischer, aos 71 anos, para um segundo mandato de seis anos não deixa lugar a dúvidas, com estimativa de 80 a 82% dos votos, segundo as pesquisas, os holofotes estarão voltados para os resultados a serem obtidos por Rosenkranz, depois de uma presença maior da ultradireita no país, desde as legislativas de 2008.

O partido de Rosenkranz, o FP; e o outro movimento da ultradireita austríaca BZ; obtiveram 17,74% dos votos nas eleições europeias do ano passado.

Barbara Rosenkranz, de 51 anos, obteria entre 13% e 16% dos votos, segundo as últimas pesquisas publicadas uma semana antes do pleito.

O terceiro candidato, Rudolf Gehring, de 61 anos, líder do partido cristão CP; contaria com apenas entre 4% e 5%.

O presidente austríaco tem mais um papel honorífico e moral, mas é o único dirigente eleito diretamente pelos cidadãos. Tem, entre suas atribuições, a de nomear o chanceler, cargo desempenhado no momento pelo social-democrata Werner Faymann que dirige desde o final de 2008 um governo de coalizão com os conservadores do ;VP.

Ante a previsível vitória do atual presidente de esquerda, a direita austríaca decidiu economizar um candidato, sinal, segundo os observadores, de divergências no ;VP que não conseguiu chegar a um acordo sobre uma pessoa.

A direção do partido está estimulando os eleitores a votar em branco no domingo.

A oposição dos Verdes declarou apoio a Fisher.

Barbara Rosenkranz, por sua vez, declarou-se, num primeiro tempo, favorável à reforma da lei que reprime atividades neonazistas e opiniões negacionistas, a pretexto de respeitar a liberdade de expressão.

Ela teve que corrigir, depois, suas afirmações, por pressão das críticas vindas, até, de seu próprio partido, FP;.

O jornal popular Kronen Zeitung, que a apoiava, devido a suas posições antieuropeias, mudou de lado.

Com um apoio inicial de mais ou menos 20% das intenções de voto, esta mãe de dez filhos não conseguiu, depois disso, relançar sua candidatura.

O próprio presidente recusou-se a comparecer a um debate com ela pela televisão, explicando que "não tinha vontade de discutir a realidade das câmaras de gás".

O terceiro pretendente à presidência, Rudolf Gehring, em nome do partido cristão CP;, viu na campanha maneira de dar continuidade a sua encarniçada luta contra o aborto e a depravação dos costumes.

Em 2004, Heinz Fischer se impôs à conservadora Benita Ferrero-Waldner com 52,39% dos votos. Este ano, 6,35 milhões de austríacos estão convocados às urnas. Participam, pela primeira vez, jovens de 16 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação