Mundo

Protesto contra mineradora Jindal fecha estrada e ferrovia entre Bolívia e Brasil

Agência France-Presse
postado em 23/04/2010 15:02
Moradores de Puerto Suárez, sudeste da Bolívia, fecharam nesta sexta-feira (23/4) uma estrada e uma ferrovia que liga o país ao Brasil, bem como o aeroporto local, em protesto contra um conflito desatado entre o governo e a empresa mineradora indiana Jindal, que ameaça encerrar suas operações na região.

A medida tenta evitar uma eventual ruptura de contrato com a Jindal, descontente depois que o governo a multou em 18 milhões de dólares por atrasos no programa de investimentos na jazida de ferro de Mutún.

A empresa indiana interpôs medidas judiciais para impedir a sanção e, por enquanto, conseguiu paralisar a execução de títulos de garantia pela metade da multa.

Apesar dos protestos, as atividades em Porto Suárez - que tem um intenso fluxo comercial com a brasileira Corumbá - são normais em serviços bancários, de comércio, educacionais e instituições públicas e privadas, segundo reportagem feita no local pela rádio católica Erbol.

O comitê cívico de Puerto Suárez enviou uma nota ao presidente Evo Morales pedindo que se reúna com as autoridades locais na próxima terça-feira (27/4) e evite maiores protestos, disse o principal dirigente desta organização civil, José Luis Santander.

Segundo a estatal Empresa Siderúrgica Mutún (ESM), a Jindal investiu até agora apenas 2% dos 600 milhões de dólares prometidos para desenvolver a jazida de Mutún, uma das maiores do mundo, dotada de 40 bilhões de toneladas de ferro e 10 bilhões de toneladas de manganês.

De acordo com estimativas preliminares, os primeiros anos do projeto devem gerar ganhos para o Estado boliviano da ordem de 200 milhões de dólares e criar 6.700 empregos diretos e 15 mil indiretos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação