Mundo

Vice da Nicarágua chama sandinistas de criminosos

Agência France-Presse
postado em 23/04/2010 16:35
O vice-presidente da Nicarágua, Jaime Morales, que foi atacado a pedradas por manifestantes sandinistas que cercaram por três dias o Congresso em Manágua, qualificou seus agressores de criminosos e pistoleiros nesta sexta-feira.

"Nosso povo é civilizado, pacífico; esses (manifestantes sandinistas) são criminosos (...) e estão atuando como pistoleiros", disse Morales ao jornal El Nuevo Diario.

O vice-presidente - que no passado foi inimigo dos sandinistas, mas que depois aliou-se a Daniel Ortega para as últimas eleições - fez tais declarações depois do ataque a pedradas realizado por manifestantes sandinistas contra sua comitiva, na zona do Parlamento, na última terça-feira.

Morales decidiu não denunciar seus agressores à polícia, optando por tornar o fato público na imprensa, para que Ortega ficasse sabendo do que está acontecendo no país, já que seu círculo de relações esconde o que ocorre fora de sua residência, que também é o escritório presidencial, segundo o jornal.

O vice-presidente lamentou que esses atos de violência afetem a imagem do país no exterior, o que "infunde temor, como se aqui houvesse anarquia, ainda que realmente haja anarquia em alguns setores e ruas de Manágua que estiveram nas mãos desses vândalos".

Morales foi assessor dos rebeldes "contras" nas negociações de paz com o governo revolucionário sandinista no final da década de 1980 para colocar fim ao conflito armado.

A residência de Morales, confiscada nessa época pelos sandinistas, hoje serve de residência e escritório para Ortega.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação