Mundo

Obama envia interlocutor ao Oriente Médio para tentar negociar a paz

postado em 23/04/2010 12:30
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, determinou que seu assessor para assuntos de Oriente Médio, George Mitchell, retome hoje (23) as negociações em busca de um acordo de paz entre israelenses e palestinos. Na tarde desta sexta-feira, Mitchel deve conversar com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu. As informações são da agência oficial de notícias da Argentina, Telam

Netanyahu recebeu recentemente a sugestão do governo norte-americano para suspender as construções de assentamentos na parte árabe de Jerusalém. O primeiro-ministro reafirmou que não haverá nenhum obstáculo para a construção em Jerusalém Oriental ; área da cidade que Israel anexou, em 1967, mas que os palestinos reivindicam como capital de seu futuro Estado.

Mitchell se reuniu com o ministro da Defesa israelense, Ehud Barak. Paralelamente, representantes do Congresso dos Estados Unidos se reunirão com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Abbas disse que não irá realizar negociações diretas com o governo israelense enquanto não inverter a construção em Jerusalém Oriental e nos territórios da Cisjordânia ocupada por Israel há 43 anos.

Ontem (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apelou para que a comunidade internacional busque uma solução para a paz no Oriente Médio. Durante almoço oferecido ao presidente do Líbano, Michel Sleiman, Lula afirmou que o exemplo de harmonia existente em território libanês deve ser referência para os demais países da região.

Em março, o presidente se reuniu com autoridades israelenses e palestinas ao visitar a Faixa de Gaza. Lula se colocou à disposição para negociar um acordo de paz para a região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação