Mundo

Netanyahu espera decisão iminente sobre retomada do processo de paz

Agência France-Presse
postado em 25/04/2010 15:22
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse neste domingo esperar saber "nos próximos dias" se o processo de paz com os palestinos está "a caminho", depois de se reunir com o enviado americano para o Oriente Médio, George Mitchell.

"Queremos ativar imediatamente o processo de paz. Os Estados Unidos também querem. Espero que os palestinos também queiram", declarou Netanyahu à imprensa, na abertura do conselho semanal de ministros.

"Nos próximos dias, saberemos se o processo está a caminho", completou.

Mitchell, por sua vez, afirmou em um comunicado que suas reuniões deste fim de semana com líderes israelenses e palestinos tinham sido "produtivas e positivas", sem dar mais detalhes.

Segundo fontes palestinas, Mitchell retornará à região no início de maio.

Durante a visita do emissário americano, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, foi convidado a visitar os Estados Unidos em maio para abordar com o presidente Barack Obama a forma de retomar o processo de paz com Israel, atualmente em ponto morto.

Diante da impossibilidade de relançar as negociações de paz diretas interrompidas desde o final de 2008, Estados Unidos convenceram palestinos e israelenses a participarem de negociações indiretas com a mediação de Mitchell.

Mas esses contatos também se frustraram ao ser anunciado um projeto de construção de residências em um assentamento judaico de Jerusalém Oriental, ocupado por Israel desde 1967.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação