Agência France-Presse
postado em 25/04/2010 15:22
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse neste domingo esperar saber "nos próximos dias" se o processo de paz com os palestinos está "a caminho", depois de se reunir com o enviado americano para o Oriente Médio, George Mitchell."Queremos ativar imediatamente o processo de paz. Os Estados Unidos também querem. Espero que os palestinos também queiram", declarou Netanyahu à imprensa, na abertura do conselho semanal de ministros.
"Nos próximos dias, saberemos se o processo está a caminho", completou.
Mitchell, por sua vez, afirmou em um comunicado que suas reuniões deste fim de semana com líderes israelenses e palestinos tinham sido "produtivas e positivas", sem dar mais detalhes.
Segundo fontes palestinas, Mitchell retornará à região no início de maio.
Durante a visita do emissário americano, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, foi convidado a visitar os Estados Unidos em maio para abordar com o presidente Barack Obama a forma de retomar o processo de paz com Israel, atualmente em ponto morto.
Diante da impossibilidade de relançar as negociações de paz diretas interrompidas desde o final de 2008, Estados Unidos convenceram palestinos e israelenses a participarem de negociações indiretas com a mediação de Mitchell.
Mas esses contatos também se frustraram ao ser anunciado um projeto de construção de residências em um assentamento judaico de Jerusalém Oriental, ocupado por Israel desde 1967.