Agência France-Presse
postado em 26/04/2010 11:51
O presidente Barack Obama recebe nesta segunda-feira (26/4) em Washington empresários de quase 50 países muçulmanos para falar sobre desenvolvimento econômico, uma iniciativa que ilustra o desejo de estreitar os vínculos dos Estados Unidos com o mundo islâmico.A Casa Branca espera que o encontro de dois dias contribua para aprofundar as relações e ir além das discussões sobre terrorismo e conflitos, que têm dominado as conversações diplomáticas entre Estados Unidos e o mundo muçulmano há décadas. "Não é um mero exercício de relações públicas ou de diplomacia", disse Ben Rhodes, um dos principais conselheiros de Obama para segurança nacional.
"Para nós esta é a primeira pedra na construção de associações tangíveis em um terreno crucial", completou.
O presidente americano prometeu organizar o encontro durante o discurso que fez no Cairo em junho de 2009, durante o qual defendeu um "novo começo" nas relações entre o mundo muçulmano e seu país.
Quase 250 empresários são esperados na reunião, de todo o mundo islâmico, onde a imagem dos Estados Unidos está arranhada pelas guerras do Iraque e do Afeganistão, o escândalo das torturas contra prisioneiros de Abu Graib e o centro de detenção de Guantánamo.