JOHANNESBURGO - A alfândega sul-africana anunciou nesta quarta-feira (28/4) que apreendeu no aeroporto de Johannesburgo quase 27 mil camisetas falsificadas da seleção de futebol do país, em um valor de 8,1 milhões de rands (1 milhão de dólares ou 818 mil euros).
"Vários contêineres vindos de Qatar, Hong Kong e China foram confiscados" nos últimos onze dias, declarou em um comunicado o porta-voz dos serviços alfandegários, Sibabalwenathi Mfabe.
A alfândega informou que a maioria das camisetas eram imitações dos produtos originais e que tinham como destino os mercados da Suazilândia e da Botsuana.
O governo da África do Sul, que sediará a Copa do Mundo de 11 de junho a 11 de julho, fez um apelo à população para que vista as cores verde e amarelo da seleção do país toda sexta-feira. As camisetas originais estão praticamente esgotadas nas lojas.
Nos últimos sete meses, os serviços alfandegários sul-africanos confiscaram em torno de 7 milhões de dólares em produtos falsificados ou de contrabando relacionados à Copa do Mundo.