A frota é formada por Capitán Miranda (Uruguai), Sagres (Portugal), Cisne Branco (Brasil), Gloria (Colômbia), Cuauhtémoc (México), Esmeralda (Chile), Guayas (Equador), Liberdad y Bernardo Houssay (Argentina), Juan Sebastián Elcano (Espanha), Simón Bolívar (Venezuela) e Europa (Holanda).
As embarcações a vela permanecerão até o dia 2 de maio em El Callao e foram recebidas com danças típicas. O destaque foi para a tripulação equatoriana, que interpretou "Woman del Callao", do músico dominicano Juan Luis Guerra.
O navio venezuelano transportou marinheiros vestidos com as cores da bandeira do país. O Bolívar ancorou ao lado do colombiano Gloria.
A frota de veleiros iniciou o percurso no dia 7 de fevereiro no Rio de Janeiro, navegando posteriormente para os portos da Argentina, Uruguai, Chile e Peru, de onde seguirão para o Equador, Colômbia, Venezuela, República Venezuelana e México.
A Espanha, que foi potência colonial entre os séculos XVI e XIX na região, assiste como convidada a comemoração dos 200 anos da independência das repúblicas latino-americanas, que começaram em 2009 na Bolívia. Em 2010 comemoram a Venezuela, Argentina, Chile, Colômbia e México.