Agência France-Presse
postado em 29/04/2010 13:49
O governo paraguaio informou hoje (29), em nota publicada no site oficial, que o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo, na próxima segunda-feira (3), é muito importante para que novas medidas sejam tomadas com o objetivo de aumentar a segurança na fronteira entre os dois países. Os presidentes vão se encontrar na cidade de Ponta Porã (MS).Segundo o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência paraguaia, Alejandro Hamed Franco, o tema se tornou prioritário após o atentado contra o senador Robert Acevedo em Pedro Juan Cabalero, estado de Amambay, na última segunda-feira (26). O senador foi atingido por tiros no rosto e no braço e seus seguranças morreram.
A polícia paraguaia deteve dois brasileiros suspeitos de envolvimento no atentado. Robert Acevedo, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), tornou-se conhecido em seu país por denunciar a corrupção e o tráfico de drogas. A região de Pedro Juan Cabalero, segundo a polícia paraguaia, tem forte presença de narcotraficantes e também do chamado Exército do Povo Paraguaio (EPP).
De acordo com Alejandro Hamed Franco, há projetos para melhorar a segurança na fronteira com o Brasil que serão apresentados ao presidente Lula. "O tema é delicado", disse, "principalmente porque esta é, como todos sabem, uma fronteira ;quente;. Por isso, precisamos da colaboração do Brasil."
Franco disse que Lula e Fernando Lugo também conversarão sobre o intercâmbio comercial entre os dois países, a União das Nações Sul-Americanas (Unasul), entre outros assuntos relacionados à América Latina e ao mundo.