postado em 29/04/2010 15:51
Brasília ; O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, disse nesta quinta-feira (29/4) que a construção de uma linha de transmissão para levar energia elétrica da usina de Itaipu a Assunção, capital do Paraguai, está entre as prioridades a serem tratadas na próxima segunda-feira (3/5) pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo, do Paraguai. Os dois se reunirão em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul.Na época em que os governos dos dois países negociaram o aumento da tarifa paga pelo Brasil ao Paraguai, ao comprar o excedente paraguaio de energia elétrica produzida em Itaipu, o governo brasileiro concordou em construir a linha de transmissão, uma obra de cerca de 300 quilômetros. ;A questão mais importante que tem, a curto prazo das demandas, é a linha de transmissão. Desde o início, foi uma preocupação brasileira. É uma fragilidade básica do Paraguai. Como um país pode ser sócio da maior hidrelétrica do mundo e ter apagão?;, disse o ministro.
[SAIBAMAIS]Amorim passou parte da manhã de hoje em reunião com o presidente Lula e deixou o encontro afirmando que já está se chegando a uma definição sobre como fazer a linha de transmissão. ;Já estamos chegando a uma conclusão de como fazer, mas ainda há detalhes técnicos;, explicou. O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmerman, também participou da reunião.
Além do tema de energia, também está entre as prioridades da pauta de discussões entre Lula e Lugo a violência na região de fronteira entre o Brasil e o Paraguai, a prisão de brasileiros suspeitos de terem participado do atentado a um senador paraguaio no início da semana e o refúgio concedido pelo Brasil a paraguaios que alegam sofrer perseguição política em seu país. Para tratar desse assuntos, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, esteve na reunião com Lula.