Agência France-Presse
postado em 30/04/2010 19:42
Os 12 presidentes sul-americanos participarão da cúpula extraordinária da Unasul, na próxima terça-feira (4/5), na cidade argentina de Campana, perto de Buenos Aires, informou esta sexta a chancelaria do Equador, que exerce a presidência rotativa do organismo.Os governantes analisarão temas de interesse regional, com uma agenda que inclui a designação do secretário-geral da Unasul, a situação política de Honduras e o apoio regional ao Haiti e ao Chile após os recentes terromotos, acrescentou o ministério das Relações Exteriores equatoriano.
O chanceler Ricardo Patiño disse na quinta-feira que o ex-presidente argentino, Néstor Kirchner, tem amplo apoio para ser proclamado secretário-geral da União de Nações Sul-americanas (Unasul).
A presidência temporária proporá "discutir" aspectos sobre um diálogo político entre a Unasul e os Estados Unidos, um mecanismo regional de solução de controvérsias de investimentos e a participação do organismo na cúpula América Latina-União Europeia de meados de maio, em Madri.
Há uma semana, Correa informou que tratará na Espanha da questão das ilhas Malvinas, cuja soberania a Argentina reivindica à Grã-Bretanha.
Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela integram a Unasul.