Agência France-Presse
postado em 03/05/2010 12:25
O primeiro-ministro tailandês Abhisit Vejjajiva propôs organizar eleições legislativas em 14 de novembro se as condições permitire a fim de sair da crise política que paralisa o reino, anunciou na televisão estatal."Estou realmente convencido de que a reconciliação de nossa sociedade não demorará muito, e quando chegar esse momento, o governo estará disposto a organizar eleições em 14 de novembro", declarou o chefe de Estado em uma declaração solene.
Entre as cinco condições que devem ser cumpridas para a realização das eleições está o respeito à monarquia, o esclarecimento das violências que causaram 27 mortos e mil feridos desde 10 de abril, e um acordo sobre uma reforma da Constituição.
"Se todos os cinco objetivos forem cumpridos, a eleição pode ser realizada em 14 de novembro", afirmou Abhisit Vejjajiva.
Os opositores conhecidos como "camisas vermelhas", que no começo atuavam nas zonas rurais do norte e nordeste do país, se manifestam desde meados de março para obter a queda do governo, e se encontram entrincheirados no bairro do centro da cidade.