Mundo

Discurso de Ahmadinejad na ONU provoca reações de norte-americanos, britânicos e franceses

postado em 03/05/2010 17:51
As críticas do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, aos Estados Unidos e outras potências nucleares hoje (3/5) na abertura da 8; Conferência sobre a Revisão do Tratado de Não Proliferação Nuclear provocaram reações no plenário da sede das Nações Unidas, em Nova York. Os delegados dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e da França abandonaram o local. As informações são da BBC Brasil.

O Irã é alvo de uma campanha, liderada pelos norte-americanos, em favor da adoção de sanção contra os iranianos por suspeitas de fabricação de armas no seu programa nuclear. A campanha dos Estados Unidos conta com o apoio de britânicos, franceses e alemães.

As declarações de Ahmadinejad foram interpretadas como uma referência à nova estratégia de defesa anunciada no mês passado pelos Estados Unidos, que limita o uso do arsenal nuclear americano, mas diz que as determinações não se aplicam a países que "violem as regras", como o Irã e a Coreia do Norte.

No seu discurso, Ahmadinejad defendeu a suspensão dos Estados Unidos da diretoria da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) - que é ligada as Nações Unidas - por ter, no passado, utilizados armas nucleares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação