Agência France-Presse
postado em 03/05/2010 18:21
A polícia mexicana encontrou 31 armas banhadas a ouro e prata com inscrustações de diamantes durante inspeção em uma taverna, suposta propriedade do líder de um cartel narcotraficante, informou nesta segunda-feira (3/5) o Ministério Público.Os agentes encontraram "31 armas de diferentes calibres, com incrustações de diamantes, banhadas a ouro e prata e com as inscrições ;Lobo Valencia;", explicou o Ministério Público.
No porão, escondido em um imóvel de Zapopan (estado de Jalisco, oeste), também havia quatro fuzis, mais de 700 cartuchos, 200 gramas de maconha, várias jóias e documentos em nome de Óscar Orlando Nava Valencia, suposto líder do Cartel dos Valencia.
Nava Valencia, que não integra a lista de 24 traficantes de droga mexicanos pelos quais o Ministério Público oferece 2,4 milhões de dólares de recompensa, é suplente de Joaquín "El Chapo" Guzmán, o narcotraficante mais procurado do México, segundo a promotoria.
A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, calculou no ano passado em 25 bilhões de dólares os lucros anuais dos cartéis mexicanos com a venda de drogas nos Estados Unidos, ainda que analistas considerem que o valor seja muito superior.