Agência France-Presse
postado em 04/05/2010 14:05
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pediu aos seus colegas da Unasul que aprofundem a integração regional em seu discurso aos integrantes do bloco, reunidos nesta terça-feira em Campana, 70 km ao norte de Buenos Aires."Nós descobrimos que apenas nossa organização pode garantir um novo rumo para a América do Sul e para a América Latina, a integração não é algo pequeno", disse Lula.
O presidente brasileiro manifestou o apoio do Brasil à nomeação do ex-presidente argentino Néstor Kirchner (2003-2007) para o posto de primeiro secretário-geral do bloco e considerou que sua nomeação, aprovada por consenso nesta cúpula, representa "a consolidação de mais uma etapa de fortalecimento da Unasul".
"Kirchner tem a experiência, conhece o continente, as dificuldades políticas e ideológicas que temos, conhece nossas diferenças. Por isso, acredito que está 100% apto para ser um extraordinário secretário-geral", disse Lula.
Participam da cúpula também os presidentes Cristina Kirchner (Argentina), José Mujica (Uruguai), Rafael Correa (Equador), Fernando Lugo (Paraguai), Sebastián Piñera (Chile) e Evo Morales (Bolívia) e Hugo Chávez (Venezuela), além dos chanceleres de Colômbia, Peru, Suriname e Guiana.