Mundo

Chávez marca reunião com ex-presidente de Honduras para mostrar apoio à volta de Zelaya ao país

postado em 05/05/2010 17:10
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, vai se reunir nos próximos dias com o ex-presidente de Honduras Manuel Zelaya, deposto em junho do ano passado após golpe de Estado. A conversa ocorre depois de Chávez defender, durante encontro dos presidentes da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), em Buenos Aires, a manutenção das restrições ao governo do presidente hondurenho, Porfirio ;Pepe; Lobo, e sua suspensão da Organização dos Estados Americanos (OEA).

As informações são da imprensa oficial venezuelana, a Agência Bolivariana de Notícias (ABN). Uma semana depois do golpe de Estado em Honduras, em 28 de junho de 2009, o país foi suspenso da OEA. Zelaya foi deposto em consequência de uma ação conjunta de integrantes do Congresso Nacional, da Suprema Corte e das Forças Armadas.

Para Chávez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mais 10 integrantes da Unasul, Zelaya deveria ter o direito de retornar ao país e o processo eleitoral que deu a vitória a Pepe Lobo deveria ter sido conduzido na presença do presidente deposto.

Atualmente, há uma Comissão da Verdade instalada, cujo objetivo é investigar o episódio que levou à saída de Zelaya e o governo que o sucedeu. O novo governo de Pepe Lobo foi reconhecido apenas por alguns países, como os Estados Unidos, o Panamá e a Colômbia. Lula é a favor de se estender a Zelaya e seus correligionários a anistia concedida aos que participaram do golpe contra o ex-presidente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação