Mundo

Potências da ONU se unem por Oriente Médio sem armas atômicas

Agência France-Presse
postado em 05/05/2010 21:17
Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas anunciaram nesta quarta-feira (5/5) que trabalharão por um Oriente Médio sem armas nucleares.

"Estamos comprometidos com a total implementação no Oriente Médio da resolução do TNP de 1995 e apoiamos todas as iniciativas com esta finalidade", assinalaram China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia em um comunicado, por ocasião da conferência do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), em Nova York.

O Egito acusou hoje Washington, Londres e Moscou de "nada fazer" para implementar a resolução do TNP de 1995, que envolve Israel, detentora de um arsenal nuclear não declarado.

Cairo lidera a iniciativa de países não alinhados para celebrar, no próximo ano, uma conferência internacional para discutir os meios de livrar o Oriente Médio das armas nucleares.

Os não alinhados também querem que Israel declare oficialmente que possui armas nucleares, e que se integre ao TNP para empreender seu desarmamento.

Israel vincula tais medidas a um acordo de paz no Oriente Médio, posição apoiada pelos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação