Agência France-Presse
postado em 06/05/2010 16:51
As emissões de gases do efeito estufa nos Estados Unidos registraram uma queda recorde de 7% em 2009 devido à recessão econômica, mas também por outros fatores, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (6/5) pelo Departamento de Energia.Essa diminuição de 405 milhões de toneladas em emissões é a maior desde que o governo federal começou a medi-las em 1949. Trata-se também da terceira queda anual nos últimos quatro anos.
Além da recessão, essa queda é resultado de uma combinação de outros fatores, como os avanços em matéria de eficácia energética e de medidas econômicas que poderão ser tendências duradouras em relação ao consumo de energia, destaca a Administração de Informação Energética (EIA, em inglês), uma agência do Departamento de Energia.
A EIA indica que a intensidade energética da atividade econômica diminuiu 2,4% em 2009. Esta intensidade, que mede a energia consumida por unidade de atividade econômica, caiu em média 2% por ano de 2000 a 2008.
O consumo total de energia caiu 4,8% no ano passado e o setor industrial registrou a maior queda, com 9,9%.
A diminuição nos gases do efeito estufa é alentadora para os esforços mobilizados pelos Estados Unidos e por outros países na luta contra o aquecimento global, destaca a EIA.