Mundo

Vulcão islandês está de novo na fase explosiva

Agência France-Presse
postado em 06/05/2010 19:09
O vulcão islandês Eyjafjallajokull entrou novamento numa fase explosiva e novas nuvens de cinzas de tamanho considerável devem ser expelidas nos próximos dias, anunciaram meteorologistas islandeses na noite desta quinta-feira (6/5).

"A erupção é novamente explosiva, a lava deixou de sair e a maioria do magma é projetado para todos os lados devido às explosões na cratera", informaram o Bureau Meteorológico e o Instituto Islandês de Ciências da Terra.

"As cinzas se elevam sobre a cratera (4.000 a 7.000 metros) e podemos esperar nuvens consideráveis em função da direção do vento". "Não há qualquer sinal de que a erupção terminou".

O Eyjafjallajokull entrou em erupção no dia 14 de abril, desprendendo uma nuvem de cinzas que paralisou o tráfego aéreo durante mais de uma semana na Europa. Em seguida, a emissão de cinzas diminuiu e a direção dos ventos permitiu a reabertura dos aeroportos europeus.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação