Agência France-Presse
postado em 07/05/2010 16:22
Um novo projeto de lei sobre energia e mudança climática será apresentado na próxima quarta-feira no Senado americano, anunciaram nesta sexta-feira (7/5) os autores do texto, o democrata John Kerry e o independente Joe Lieberman.Os dois parlamentares fizeram o anúncio ao mesmo tempo em que o senador republicano Lindsey Graham, que negociou com eles durante várias semanas um projeto de lei de compromisso, mostrou-se pessimista em relação às possibilidades de aprovação.
"Alguns pensam que a mancha de óleo (no Golfo do México) aumentou as possibilidades de uma lei sobre energia obter êxito. Eu não divido essa opinião", escreveu Graham em comunicado, apesar de afirmar estar disposto a continuar negociando.
"Apreciamos os comentários do senador Graham sobre seu compromisso de aprovar um projeto de lei completo sobre a independência energética", responderam por sua vez Kerry e Lieberman.
Graham tinha suspendido as negociações nesses últimos tempos devido a um desacordo com a maioria, que o critica por ter dado prioridade ao debate sobre migração no lugar de se concentrar sobre o tema da energia.
Kerry e Lieberman explicaram que "continuaram trabalhando com a direção (democrata) do Senado e com a Casa Branca. Pensamos que fizemos progressos sobre os 60 votos" necessários para adotar esse texto no Senado, completaram.